Fortes chuvas assolaram Anitápolis

A última semana em Anitápolis foi avassaladora.

Na segunda-feira (02/05) os prefeitos da região já se reuniam virtualmente para prepararem-se para as fortes chuvas previstas para a Grande Florianópolis, só não se imaginava que a cidade de Anitápolis seria tão afetada.

Na terça-feira (03/05) começaram os primeiros deslizamentos de terra, que seguiram acontecendo nos dias posteriores. Na quarta-feira (04/05), além dos deslizamentos, o nível do rio começou a subir e trovoadas passaram a assolar o município.

A noite de quarta para quinta-feira foi a pior de todas. Com o nível dos rios alto, deslizamentos, trovoada e fortes ventos, a cidade não resistiu. Muitos dos munícipes passaram a noite acordados, tentando salvar seus móveis e pertences, ou ajudando vizinhos a sobreviver a este momento difícil.

Quando amanheceu o dia de quinta-feira (05/05), este era o boletim:

• Todas as 23 comunidades do município estavam isoladas, com acessos trancados por barreiras;
  • Nenhuma comunidade (inclusive o Centro) possuía energia elétrica;
  • O Centro, Rio do Ouro e Vila Antônio David, também não possuíam água;
  • Nenhuma rede de celular estava funcionando na cidade, pois as baterias das antenas haviam descarregado;
  • Todos os acessos para fora do município (sentido Rancho Queimado, Santa Rosa de Lima ou Alfredo Wagner) estavam obstruídos por deslizamentos de terra.

E neste momento, Anitápolis estava incomunicável. Assim permaneceu até às 11:00h da quinta-feira, quando o Corpo de Bombeiros conseguiu, enfim, furar todos os bloqueios encontrados na SC-108 e chegar ao município.

Mas o cenário era desesperador. Sem notícias das comunidades isoladas, o Município de Anitápolis contou com a ajuda dos bombeiros, Defesa Civil e municípios vizinhos que enviaram maquinário para auxiliar na desobstrução das vias.

Felizmente não houve nenhuma vítima fatal do ocorrido, mas os prejuízos foram enormes. Pontes foram levadas pela força dos rios, casas inundadas, estradas caídas e outras obstruídas por deslizamentos de terra. Famílias que estavam em área de risco se abrigaram no Salão Luterano do município, para que ficassem em segurança, enquanto outras ficaram isoladas e sem energia elétrica, ilhadas nas comunidades do interior.

Muito trabalho tem a ser feito para que Anitápolis seja reconstruída, mas alguns passos já foram dados: água e energia elétrica foram restabelecidas e a estrada geral da última comunidade que ainda estava isolada foi totalmente desobstruída na manhã de hoje (09/05).

Agradecemos a todos que se empenharam para que as condições mínimas de moradia e deslocamento fossem restabelecidas, a todos que ajudaram, se doaram ou rezaram por nosso município. Esperamos que em breve tenhamos notícias melhores a respeito da situação da nossa cidade.