Anitápolis – Santa Catarina – Brasil

Anitápolis é uma pequena e linda cidade de interior do Estado de Santa Catarina, situada na região da Grande Florianópolis.
Em 1906, o Governo Federal decidiu abrir nessas terras um Núcleo Colonial para acolher imigrantes europeus, e então, entre rios, verdes, serras e lindos vales, nasceu Anitápolis.
O Núcleo Colonial Anitápolis: Constava de 32 secções, quase todas com nomes de Rios.
Na época, foi muito difícil para quem deu início a colonização, era uma floresta imensa, “Um Mundo Verde”, como diziam os imigrantes.
A agricultura sempre foi a maior fonte de renda, e durante a 1ª Guerra muitos imigrantes, que estavam descontentes, voltaram para a Europa, o que provocou o fracasso do Núcleo Colonial, mas também a abertura do Patronato Agrícola.
O Patronato Agrícola: Objetivava abrigar jovens infratores vindos dos grandes Centros como Rio de Janeiro e São Paulo. O Patronato funcionava como uma espécie de Escola Correcional, onde os adolescentes além do tratamento de recuperação, aprendiam uma profissão.
O Combate da Garganta: A Estrada da Garganta era a única ligação do Sul do Brasil com a Capital Catarinense naquela época. Foi em outubro de 1930 que dando apoio a Getúlio Vargas, os revolucionários gaúchos tomaram o rumo para a capital do Estado. Civis e soldados da Força Pública de Santa Catarina entrincheiraram-se na Serra da garganta para cercar os Revolucionários. Naquele ponto estratégico desenvolveu-se um violento combate, com muitos mortos e feridos, a ultima batalha em território catarinense da “Revolução de 1930”.
A força desse povo sempre foi o braço, e, os agricultores que ampararam o crescimento agrícola venceram o meio, buscaram divisas e como marco esboçaram-se na reconstrução de uma nova sociedade. Sua emancipação política ocorreu em 29 de dezembro de 1961 tendo sido desmembrado de Santo Amaro da Imperatriz.

HINO DE ANITÁPOLIS

No cenário de vales e montes,
Com exemplo de luta e de fé,
O imigrante apontou horizontes,
Que mantém nosso povo de pé.

Estribilho:
Anitapolis terra querida
Tua gente é o que tens de maior
Teu passado de lutas vencidas
Ilumina um futuro melhor.

Plantações, pecuária e madeira,
Vão cobrindo teu chão sempre mais,
E já vai ampliando as fronteiras
A riqueza dos teus minerais.

Nas alturas dos montes que temos,
Será sempre difícil chegar.
Entretanto é de lá que podemos,
Um futuro melhor contemplar.
(Letra e Música do Maestro: José Acácio Santana)

Venha conhecer nossa linda cidade!

ANITÁPOLIS TE ESPERA!