Árvores Históricas

Neste último sábado (25/09), durante a feira de Anita, foi realizada a identificação de algumas das árvores históricas existentes em nossa Praça Roberto Beppler.

Neste mesmo ato, foram plantados 5 novos pés de ipê, que tornarão nossa praça ainda mais bela e aconchegante, e distribuído mudas de árvores aos munícipes, em comemoração ao dia da árvore.

Destaca-se que este evento integra o calendário do BICENTENARIO DE ANITA GARIBALDI – PROJETO 02 MUNDOS E UMA ROSA PARA ANITA, intitulado o SIMBOLISMO DAS ARVORES EM ANITÁPOLIS = CIDADE DE ANITA.

Dentre as histórias das árvores presentes em nossa praça Roberto Beppler, encontra-se:

1. Figueira

Nome científico: Ficus Figueira

Plantada em 1978, a figueira veio de longe: foi presente do antigo Secretário de Cultura de Laguna, Salum Nassif, durante a gestão do prefeito Élio Bepler. A muda foi feita a partir de uma figueira que crescera no navio de Giuseppe e Anita Garibaldi (a heroína era conhecida por gostar de figueiras), dada em retribuição à homenagem do nome do município – Anitápolis, a cidade de Anita.

2. Amendoim-acácia

Nome científico: Tipuana tipu

É a árvore mais antiga da praça, tendo sido plantada em 1944 por Dona Natália Jordina Eufrásio e seus alunos, dentre eles João de Almeida Coelho Sobrinho, responsável por outras árvores da Praça. Na época de floração, a Tipuana cobre seus arredores com um tapete amarelo.

3. Figueira

Nome científico: Ficus Figueira

Nascida no quintal do Sr. João de Almeida Coelho Sobrinho, ao ver que a árvore era apropriada para jardins e possuindo um carinho muito grande pela praça de Anitápolis e pelas belas figueiras já existentes em nossa praça central, Sr. João decidiu plantá-la entre as árvores que emolduram nossa linda praça Roberto Beppler.

4. Flamboiã

Nome científico: Delonix regia

Arvore plantada em março de 1972, com auxílio do Sr. Osmar da Silva (Osmar Biriba). A muda foi um presente de casamento para Sônia Beppler, filha do então prefeito Lindolfo Beppler, doação de militares que frequentavam a casa do prefeito, durante a restauração da praça.

A história da árvore encontra por diversas vezes a da própria Sônia, que mesmo morando em outras cidades e no exterior, sempre que retornava a cidade para visitar a família e amigos, podia contemplar da janela do casarão da família a belíssima árvore.

5. Figueira

Nome científico: Ficus Figueira

A muda desta figueira veio da “Vargem do Cassemiro”, tendo sido plantada por Cassemiro Darabas. Por possuir um grande amor pela cidade, decidiu plantar a muda de figueira em frente ao seu comércio, deixando sua vista ainda mais bonita.