Entenda porque a Festa do Colono fora de época

Para divulgar nosso município uma das ações da Prefeitura é a organização da Festa do Colono que é uma das atividades festivas mais importantes que ocorrem em Anitápolis, não é necessário salientar o quanto ela exalta o Município e auxilia nosso desenvolvimento. A Festa movimenta o comércio local num todo: pousadas, supermercados, salões de beleza, lojas de roupas e assessórios, lanchonetes, etc… Todos lucram.

A 1ª Festa do Colono aconteceu em 12 e 13 de setembro de 1981 para valorizar nossas origens e resgatar os valores dos agricultores em nosso município. Ao longo dos anos a festa foi ganhando nomes diferentes: Festa do Peixe Manso, Hinerfest (Festa do Frango), mas o nome que prevaleceu foi FESTA DO COLONO, sendo que esta ficou fora de época. A Festa não foi realizada por alguns anos, e voltou ao calendário em 2006, quando sentiu-se a necessidade de promover a divulgação do nosso município e melhorar a auto estima dos agricultores.O trabalho do homem do campo no nosso município, bem como em todo o mundo é fruto de muito suor e dedicação, os quais permitem que o Brasil seja destaque na agricultura mundial.

A cada ano a festa vem ganhando força com atividades diversificadas que são realizadas para atrair a atenção de turistas, dos moradores do município, e em especial dos nossos agricultores.Para valorizar a beleza feminina do interior é realizada a escolha da Rainha da Festa do Colono, da qual pode participar somente meninas acima de 13 anos e que residam na Zona Rural de Anitápolis.O evento num geral é organizado por uma comissão que conta com o apoio e empenho da maioria dos funcionários da Prefeitura,  EPAGRI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e voluntários solidários no desenvolvimento de Anitápolis, além do patrocínio da Camara Municipal de Vereadores e de todo o comércio local e amigos do município.São organizadas e realizadas várias atividades e atrações: encontro e apresentações de grupos folclóricos da região; exposições de produtos e animais; palestras; Baile e shows; julgamento da melhor novilha; concurso leiteiro que busca incentivar aos demais produtores do município atingir níveis de excelência se igualando aos participantes que trazem seus animais a amostra; encontro de cavaleiros com participação de cavaleiros de todo o estado que participam da cavalgada, se encantam com nossas belezas e acabam voltando novamente a passeio; desfile colonial com a participação da Banda Municipal, das escolas Estadual e Municipal, Centro de Educação Infantil, Grupo nós na Trilha, cavaleiros, agricultores; entre outros.

No ano passado (2009), foram comercializados 14 reprodutores de Corte (Raça DEVON), o que vai agregar ao rebanho, mais ganho de peso, qualidade de carne (marmoreio: graxa entremeada na carne), maior peso ao desmame e rendimento de carne, possibilitando assim melhores animais, o que facilita na futura comercialização para que o agricultor obtenha lucros maiores.

A Festa do Colono sempre disponibiliza aos agricultores, entidades e comércio local instalações para exposição e venda de seus produtos. Neste ano para iniciar as atividades, no dia 21 de outubro, vão ser comercializadas novamente matrizes leiteiras pelo Fundo de Desenvolvimento Rural, no qual os agricultores poderão adquirir e melhorar seu rebanho à juro zero e com período de carência para o pagamento, proporcionando um melhoramento genético e maior produção de leite no município.

Estará sendo exposto também o Premio Galo de Ouro 2009, oferecido pela Tyson do Brasil ao melhor granjeiro, que foi conquistado pela família do Sr. Osni Meyer da comunidade do Rio da Prata, entre os 97 integrados da empresa. Anitápolis conta hoje com 25 granjas.A organização deste evento garante a cada ano mais sucesso atraindo mais visitantes que se encantam com as festividades e com o município.

Mais uma vez esperamos contar com o apoio de todos para que esta Festa continue a ser o sucesso que é!

AGRICULTOR, VOCÊ É A FORÇA QUE MOVIMENTA NOSSO MUNICÍPIO!