CHUVAS DOS DIAS 20 à 22 DE SETEMBRO DE 2013

As chuvas fortes que ocorreram nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2013 ocasionaram estragos em vários municípios de Santa Catarina, em Anitápolis causaram desastres e prejudicaram significativamente o Município, originando ocorrências de deslizamento de barreiras deixando precária a malha viária onde a base macadamezada foi levada pela força das águas.

Todo o interior do município foi atingido, e algumas comunidades ficaram isoladas por causa das quedas de barreira, pelo transbordamento dos rios. As comunidades mais atingidas foram do Rio do Meio, Rio Itiriba, Rio Perdido, Rio Ladeia, Faxinal, Serrinha, Santa Maria e São Domingos, onde o nível do rio aumentou muito, destruiu e danificou várias pontes e bueiros. Nas comunidades de Rio do Sul, Varginha, Rio da Prata, Rio do Ouro e Rio Cachimbo as chuvas também danificaram pontes e bueiros e ocorreram muitos deslizamentos e desmoronamentos..

O transporte escolar foi suspenso no dia 23/09 e parcialmente no dia 24/09, medida solicitada pela Defesa Civil para que não apresentasse riscos para os alunos e motoristas.

O Setor agropecuário também foi prejudicado pois além de danificadas as produções agrícolas ficou difícil o escoamento, principalmente na atividade leiteira.

No centro do município e em bairros próximos foi feito monitoramento, mantendo atenção especial, principalmente na Vila Antônio David, na Vila Adolfo Joaquim Machado (no Rio do Ouro) e na Av José Schreiber, onde algumas famílias residem em situações de risco.

Foram registrados na Defesa Civil Municipal que duas (02) famílias, ficaram alojadas temporariamente na Sala de Multiuso anexa a Escola Municipal e outras oito (08) famílias foram para casas de parentes ou amigos. Duas (02) famílias tiveram suas casas danificadas. As chuvas danificaram a adutora de abastecimento de água, fazendo com que toda a área urbana do município ficassem sem água por 02 dias.

Segundo informações do CIRAM/EPAGRI choveu 182,7mm entre os dias 20/09 à 22/09:

20/09 – 70,0mm

21/09 – 90,5mm