Relatório da enchurrada dos dias 08 e 09 de agosto

Relatório – Chuvas em AGOSTO 2011

Nos dias 08 e 09 de agosto de 2011 ocorreram fortes chuvas que causaram desastres e prejudicaram significativamente o Município de Anitápolis/SC, originando ocorrências de deslizamento e desmoronamento de barreiras e precariedade na malha viária ao longo das vias municipais. O Setor agropecuário também foi prejudicado pois além de danificadas as produções agrícolas e de hortifruti, ficou difícil o escoamento, principalmente na atividade leiteira.Todo o interior do município foi atingido, e algumas comunidades ficaram isoladas por causa das quedas de barreira, pelo transbordamento dos rios e por causa de pontes e bueiros danificados. O transporte escolar foi suspenso por 03 dias.Existem trechos com desmoronamento de estrada, além de ter sido completamente destruída a base macadamezada da malha viária que foi completamente levada pela força das águas. Tivemos  07 casas danificadas por queda de barreira ou desmoronamento do terreno, onde alguns moradores ainda estão alojados em casa de parentes e amigos.

Segundo o medidor pluviômetro localizado aqui no Centro do município choveu entre às 7:00hs da manhã do dia 08/08 às 7:00hs da manhã de 09/08, 112,5mm, e de acordo com o laudo oficial da EPAGRI/CIRAN a chuva de 2 dias foi equivalente a 164% da média histórica para o mês de agosto, onde foi registrado  o total pluviométrico acumulado das 09h00min do dia 08/08 às 21:h00min do dia 09/08 de 141,2mm rajadas de vento  entre 80km/h com fortes intensidade em algumas localidades.

A Ponte que liga a Vila Antônio David a Rod SC 108 continua sendo problema em cada enxurrada, esta em estado precário desde a enchente de 2008, é provisória e oferece situação de perigo aos usuários.

Veja as fotos no link: http://anitapolis.sc.gov.br/conteudo/?item=886&fa=1&cd=108725